Prêmio Nacional de Educação Fiscal
postado em 01/08/2024 15:40 / atualizado em 25/10/2024 10:00
Com inscrições encerradas nesta quarta-feira (31), a edição de 2024 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal recebeu 248 inscrições, distribuídas entre as quatro categorias da premiação: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia.
No total, foram inscritos projetos oriundos de 24 das 27 Unidades da Federação, o que reforça a capilaridade e a dimensão nacional do Prêmio, que está em sua 12ª edição. Em seus 12 anos, o prêmio já impactou mais de 15 mil estudantes e distribuiu mais de R$ 500 mil em premiações a projetos que trabalham com a função social dos tributos, a qualidade do gasto público e o acompanhamento do retorno dos impostos para a sociedade.
“Os debates em torno da Reforma Tributária estão mostrando como a transparência do sistema importa muito para o cidadão, que tem o direito de saber como os impostos são cobrados e como os recursos são aplicados pelo governo. Isso é Educação Fiscal, expressão maior da cidadania. O Prêmio Nacional já é uma iniciativa consolidada, e vem cumprindo o seu objetivo de estimular escolas, instituições, profissionais de imprensa e de tecnologia, em suas respectivas áreas de ação, desenvolverem essa temática”, diz a vice-presidente da FEBRAFITE e Coordenadora da premiação, Maria Aparecida Meloni, Papá.
Na soma das categorias escolas e instituições, os cinco estados com maior número de projetos inscritos foram Santa Catarina (36); Rio Grande do Sul (33); Minas Gerais (31); Amazonas (23); e Pará (19).
Na divisão por categorias, 172 projetos foram inscritos na categorias Escolas; 46 em Instituições; 22 em Imprensa; e 8 em Tecnologia.
Inscrições nas categorias Escolas e Instituições por Unidade da Federação
Reveja o filme institucional da campanha deste ano, apresentado pela atriz Dira Paes e veiculado nacionalmente pela TV Globo.
Filme institucional Febrafite (2024)
Quem apoia
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal conta com a parceria do Ministério da Educação, da Receita Federal, do Tesouro Nacional, do Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT 66), vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do Encat (Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), do CIAT, da OAB Nacional, da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), da Globo e do site Congresso em Foco.
O Prêmio conta com o patrocínio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), do Sindifisco Nacional, da Unafisco Nacional, da Anfip e do Sinafresp.